😱 “SER ELEITOR” é o melhor objetivo para uma campanha eleitoral⁉️

Apesar de todo candidato ter um objetivo claro – ser eleito – a esmagadora maioria não sabe ao certo o que precisa fazer para chegar lá.

O erro está na própria definição do objetivo. “Ser eleitor” é um objetivo muito ruim e vou te dar 02 explicações para isso.

Antes, um ditado muito importante….

“O que não pode ser medido não pode ser administrado”

E “o que não pode ser administrado, não pode ser melhorado”

Então, vamos às 02 explicações.

Seja claro

Primeiro, “ser eleito” é um objetivo de marketing ruim porque é muito vago. Faça um teste. Pergunte a 02 ou mais pessoas em seu grupo: “quantos votos queremos conquistar para vender a eleição?”. Provável que as respostas sejam bem diferentes. O esforço e as estratégias para conquistar 1.000 ou 10.000 votos não é o mesmo. Você precisa ser claro no seu objetivo.

Seja mensurável

Segundo, “ser eleito” é um objetivo de marketing ruim porque você não consegue medir precisamente antes do fim da eleição. É como se você estivesse no escuro. Trabalhasse durante toda a campanha eleitoral para no final ser surpreendido por uma boa ou má notícia.

Por essas razões, você precisa definir um objetivo claro, mensurável e que possa ser medido durante o processo eleitoral, para que consigas avaliar se suas estratégias estão levando ou não para o resultado esperado.

Seja Smart

Para isso, eu gosto de usar uma ferramenta chamada SMART, ou seja, o objetivo precisa ser: específico, mensurável, atingível, realizável e temporal.

Um exemplo de bom objetivo é “ser eleito em 2020 como prefeito na cidade ‘nome’ com 32.500 votos (65% dos votos)”.

Esse exemplo, na verdade, é um caso real em que trabalhei em 2016. Esse era um dos nossos objetivos desde o início da campanha. Com isso, conseguimos realizar pesquisas durante o processo eleitoral, corrigir nossas ações e, no final, elegemos o nosso candidato com 67% dos votos.

Observou que, no parágrafo anterior, eu escrevi “objetivos”? Isso porque nosso planejamento definiu outras metas que precisam ser atingidos para que conseguíssemos eleger o nosso contato, por exemplo: número de seguidores, número de eventos e participantes, número de pessoas ativas cadastradas em nossa base de dados etc.

Todos esses números eram medidos durante a campanha e nos ajudava a revisar as nossas estratégias.

É isso aí! Agora faz sentido para você!? Qual o seu objetivo smart?

Deixa um comentário aqui e vamos nos falando!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos trabalhar

Sou especialista em conectar marketing, vendas e tecnologia para transformar ideias em resultados.

Copyright © 2025 La' Marka Inteligência de Negócios

Av. dos Holandeses, 15 - Quadra 11 - Olho D'Água
São Luís - MA, 65065-180

+55 (98) 99251-7817
contato@felipeladeira.com.br